MENU
Publicidade
Psicologia da Autorrealização

Psicologia da Autorrealização ou Totalidade Psíquica

Texto extraído do Ensaio de Psicologia
Resposta a Carl Gustav Jung : Origem e Arquétipos do Inconsciente Coletivo
Autor: Adão José Gonçalves da Cruz

 

 Processo de Reintegração da Consciência Quântica – parte 1

Em Busca da Autorrealização ou Totalidade Psíquica
Este capítulo responde algumas perguntas. Em agosto de 2020 recebi carta, cuja recomendação era encontrar condições e modos práticos para disseminar os exercícios científicos de Retrospecção e Concentração. A metodologia foi exibida em diferentes ensaios, com base no Novo Testamento (Bíblia Sagrada) e nos ensaios psicológicos de C. G. Jung.

Ao assumir esta responsabilidade, os materiais aduzidos para comparação podem parecer muitas vezes fortemente alheio devido à ortodoxia da formação acadêmica, porque o psicólogo pode apenas admitir esses fragmentos impessoalmente em seu ambiente histórico, étnico e geográfico.

Talvez, o psicólogo jamais tenha examinado as sincronicidades psíquico-quânticas com suas concepções congruentes às ideias de outros autores, cujos conceitos e ideias podem derivar das fontes mais variadas; todavia, para que tenha algum direcionamento seguro e confiável sobre as “veredas dos eventos cósmicos” relacionados com a natureza da psique, os quais devem ter sempre em mente.

Foi preciso encontrar condições e modos práticos ao analisar o experimento astrológico de JUNG (2012, pp.52-74) em “Sincronicidade - a dinâmica do inconsciente”, bem como em JUNG (2012) em “Mysterium Coniunctionis: pesquisa sobre a separação e a composição dos opostos psíquicos na alquimia”.

Quanto à terapêutica do processo psíquico-quântico da individuação, com base no opus alquímico, dentro do seu significado sincronístico, o tratamento do paciente (pela terapia), resumidamente, pode ser dividido em três grandes processos quânticos, congruentes às análises de JUNG (1985, pp.47-116) em “O Eu e o Inconsciente - Individuação”. Foi dividido em três etapas: consciente, semiconsciente e inconsciente:

Processo - etapa 1. Processo psíquico-quântico consciente: método que pode ser iniciado no consultório clínico, quando o paciente tem toda a logística e supervisão do psicólogo. Sendo a pessoa autodidata, pode executar o processo psíquico-quântico da individuação, análogo ao processo adotado por C. G. Jung e obter resultados além do apresentado por Jung (2015) em “O Livro Vermelho – Liber Novus”. Todavia, ambos, paciente e autodidata, devem assumir Compromisso consigo mesmos em seguir fielmente todas as orientações recebidas.

É fundamental reconhecer que cada pessoa é responsável por sua saúde física, mental e espiritual, bem como respeitar a religiosidade/espiritualidade (R/E) das pessoas. Todas as pessoas são afetadas pelos próprios pensamentos, sentimentos, hábitos, ações e intenções, pois, Deus e Seus Agentes não castigam e não causam desgostos naqueles que infringem a Lei Divina e nem a lei humana. Também não é justo culpar outras pessoas por todos os infortúnios e doenças autogeradas. No início, pode ser difícil de aceitar, mas é necessário para encontrar algum meio e modo de alcançar a cura verdadeira interior.

O processo de orientação e cura nos planos invisíveis (planos internos) continua na medida em que o paciente se esforça para mudar sua vida, provando ao assumir a responsabilidade por sua vida; por procurar mudar o seu comportamento durante o dia, nas horas de vigília (quando consciente no corpo físico). A mudança pode levar dias, semanas, meses ou até anos, dependendo do grau de entendimento e da força de vontade de cada pessoa em fazer as devidas mudanças no seu inconsciente pessoal.

O êxito ou fracasso, tudo depende da aplicação da própria pessoa em seguir as recomendações necessárias durante o processo psíquico-quântico da individuação para saber orientar-se; para saber pedir ajuda quando as adversidades ultrapassarem as suas forças. Esse processo psíquico-quântico é longo, porém conduz qualquer pessoa a atingir seus objetivos com plena segurança e consciente dos seus próprios atos.

Seguindo fielmente, cada pessoa pode reduzir, consideravelmente, graves e inúmeros problemas na presente vida e de vidas passadas (diagrama II). Pela persistência, persistência e sempre persistência, pode eliminar todos os complexos do inconsciente pessoal, ao ter acesso gradativo nos processos do inconsciente coletivo, conforme HEINDEL (2012, pp.430-497) em “The Rosicrucian Cosmos-Conception - The Method of Acquiring Firsthand Knowledge”, além de outros benefícios psíquico-espirituais.

Processo - etapa 2. Processo psíquico-quântico semiconsciente: se a pessoa estuda e pratica os Elevados Ensinamentos da Sabedoria Ocidental (Bíblia Sagrada), este método transforma a consciência da pessoa (ou permanece se estiver praticando o Processo - etapa 1) quando entrar no processo quântico post mortem (ver diagrama II).

Processo - etapa 3. Processo psíquico-quântico inconsciente: método que é comum para todas as pessoas que não estão se esforçando em seguir o processo quântico em pleno estado de vigília, ou seja, o atual estado de consciência de grande parte da presente humanidade. Esta etapa é mais longa e tortuosa, demanda vários ciclos de vidas (diagrama II).

Conforme apresentado por DA CRUZ (2019) em “C. G. Jung e os Condensados Bose-Einstein: Neuropsicologia Quântica - Capítulo III - Parte 6 - Hipótese das Doenças Emergentes”, a população que mais se enquadra são os falsos profetas, suicidas, psicopatas, estupradores, assassinos confessos, viciados em drogas psicoativas, alcoólatras, avarentos etc.

Todavia, essas camadas de pessoas se arriscam no atual Período Terrestre. Tudo depende da consciência de cada pessoa, desde o entendimento da sua situação psíquica, aos primeiros passos, nas primeiras etapas do processo psíquico-quântico da individuação.

Nos Processos - etapas 1 e 2, pela constante persistência da pessoa, ela pode ter vislumbres dos planos internos, ou seja, da Região Etérea do Mundo Físico, ou do Mundo do Desejo, ou de ambos, podendo comprovar por si mesma a realidade metafísica, a exemplo de Jung (2015) em “O Livro Vermelho – Liber Novus”.

Durante as análises para apresentar o ensaio, fundamentos de Psicologia Esotérica, percebi que os processos quânticos se tornaram ainda mais interessantes porque não são destinados apenas para as pessoas do Ocidente ou do Oriente, nem para certa classe social: são eventos reais e naturais, são processos psíquico-quânticos inconscientes e semiconscientes que estão acontecendo em todos os seres humanos.

O paciente/autodidata que pretende seguir o processo psíquico-quântico da individuação deve assumir Compromisso consigo mesmo, em seguir fielmente todas as orientações recebidas. Este processo psíquico-quântico é longo, porém conduzirá o candidato com plena segurança e consciente de todos os seus atos.

Os Processos - etapas 1 e 2 são recomendadas para todos aqueles que auxiliam as pessoas através do serviço voluntário, sem nada esperar ou receber algo em troca, pois são pessoas com maiores probabilidades em seguir a Lei do Êxito.

O sucesso ou fracasso, tudo depende da aplicação da própria pessoa em seguir as recomendações necessárias durante o processo quântico para saber orientar-se pela Lei do Êxito, que pode ser enunciada (resumidamente) em três fases, como segue.

Fase 1 - Lei do Êxito: determinar de forma objetiva e intensa aquilo que almeja: força criadora (poder mental), visão espiritual e clarividência, facilidade de oratória, ter filhos, se libertar do alcoolismo (etilismo), se libertar do vício de drogas psicoativas, libertar-se de ideações suicidas, cura de alguma enfermidade grave, educação dos filhos, homossexualidade, glutonaria, ser um auxiliar invisível consciente etc.

Fase 2 - Lei do Êxito: uma vez que se tenha decidido por uma das finalidades, jamais admita e nem cultive pensamento de medo ou de fracasso, nem que seja por um instante apenas. Todavia, deve cultivar sua determinação em seguir as orientações e perseguir o seu objetivo, independente de quaisquer obstáculos. Procurar manter constantemente pensamentos em “querer é poder”, ou “eu posso fazer e o farei”, ou “persistência, persistência e sempre persistência”, “hei de vencer” etc.

Fase 3 - Lei do Êxito: não fazer planos de como atingir a meta (para evitar frustrações), até que se tenha alcançado estado de absoluta confiança em si mesmo e a capacidade de atingir aquilo que foi proposto, emancipando-se das dificuldades apresentadas pelos complexos, sombra, persona etc. Quando tenha atingido esse elevado grau, em que estiver totalmente convencido do pleno êxito e determinado positivamente em vencer quaisquer empreendimentos, não haverá poder na Terra nem nos Céus capaz de opor-se para que você atinja o que foi almejado na Fase 1. Este será o momento oportuno para fazer planos, de maneira que possa realizar (pela Vontade e Imaginação) os desejos do seu coração, com elevadas probabilidades de êxito.

Com a Lei do Êxito em mente, se o paciente/autodidata compreender os profundos significados dos fundamentos de Psicologia Esotérica, mais capacitado estará para aplicar em sua vida as novas práticas e novos conhecimentos da Era de Aquário. Por analogia, é por esta razão que os ensinamentos contidos no Antigo Testamento foram conservados e ajuntados aos posteriormente dados na Teologia Esotérica, i.e., nos Evangelhos (Novo Testamento, Bíblia Sagrada).

Dentre as áreas da ciência psicológica o fazer mais conhecido é a psicologia clínica. Sabemos que a psicologia clínica é a parte da psicologia que se ocupa em estudar transtornos mentais e suas revelações como fenômenos psíquicos. Essa área inclui prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação, diagnóstico, encaminhamento, entre outros atendimentos. Muitos ainda associam a imagem do psicólogo somente ao modelo tradicional de terapeuta clínico: que escuta e faz pontuações.

Toda pessoa que iniciar (consciente e fielmente) o processo psíquico-quântico da individuação, quando atingir determinado grau de consciência, seu progresso psíquico-quântico será acelerado de acordo o seu desenvolvimento o permita com segurança na presente vida.

Pelas práticas criadas desde os tempos medievais, a confissão não precisa ser feita ao vigário ou pastor. Essa confissão pode ser feita para algum profissional idôneo, psicólogo, psiquiatra, orientador pedagógico etc. É muito útil confessar a uma pessoa digna de confiança.

No caso do candidato autodidata, essa confissão deve ser feita ao Eu Superior. A confissão diária ao Eu Superior pode ser chamada de exercício científico de Retrospecção. Para que se tenha ideia dos efeitos na natureza da psique, veja as análises de JUNG (1998, §68-126) em “Aion – Estudos Sobre o Simbolismo do Si-mesmo – Cristo, símbolo do Si-mesmo”.

O exercício científico de Retrospecção é uma confissão de fórum íntimo. Deve ser feita após deitar-se, antes de dormir. O exercício científico de Retrospecção para ser eficiente e eficaz deve ser feito com a maior quantidade/qualidade possível de sentimento de contrição; todavia, ao fazê-lo, está purificando e liberando forças psíquicas suprimidas no inconsciente pessoal, conforme analisado por JUNG (2012, pp.51-62) em “Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo”:
“O inconsciente coletivo é uma parte da psique que pode distinguir-se de um inconsciente pessoal pelo fato de que não deve sua existência à experiência pessoal, não sendo, portanto, uma aquisição pessoal. Enquanto o inconsciente pessoal é constituído essencialmente de conteúdos que já foram conscientes e, no entanto desapareceram da consciência por terem sido esquecidos ou reprimidos, os conteúdos do inconsciente coletivo nunca estiveram na consciência e, portanto não foram adquiridos individualmente, mas devem sua existência apenas à hereditariedade. Enquanto o inconsciente pessoal consiste em sua maior parte de complexos, o conteúdo do inconsciente coletivo é constituído essencialmente de arquétipos”.

É excelente ideia estender o princípio da confissão ou retrospecto dos anteriores anos de vida, de modo a esclarecer os complexos que se tornaram embutidos na maquiagem feita pela sombra, através da persona, que podem frustrar a Lei do Êxito. Esse processo pode ser chamado de “retrospectiva dos complexos”, mas é de grande valor psíquico.

Esta técnica pode ser feita por escrito num “diário escrito” ou “diário virtual”, num notebook, por exemplo. Não projeta o seu “diário virtual” na “nuvem virtual”. A preferência é que seja feito por escrito, para evitar invasão virtual. Sente-se e escreva um esboço geral dos eventos do passado que envolveu medo, raiva, vergonha, decepção, angústia, perda familiar etc.

Antes de dar continuidade aos relatos, é preciso que leia tudo o que foi escrito nos dias anteriores, para lembrar-se de todos os episódios da sua vida; por isso, deve relatar o máximo possível. Deve continuar com esse processo, até que toda a sua vida tenha passado pelo processo de “retrospectiva dos complexos”.

Ao utilizar um “diário escrito”, é recomendado usar caneta-tinteiro ou caneta hidrográfica (usada por crianças para pintar desenhos), é preciso evitar o uso de caneta esferográfica. No devido tempo, gradativamente, alguma maravilhosa liberação mental e emocional será descoberta. E isso se refletirá em melhores condições que repercutirão no seu lado profissional e nas suas necessidades pessoais diárias. A narrativa no “diário escrito” deve ser feita secretamente, pois, nomes de pessoas físicas e jurídicas devem ser omitidos, deve usar cognomes. Quando a maravilhosa liberação mental e emocional tenha sido encontrada e utilizada para melhorar sua vida, esse “diário escrito” deve ser incinerado e o “diário virtual”, apagado do HD.

Sem saúde, nada podemos fazer! Não podemos ter e ser um verdadeiro sucesso na vida, a menos que se tenha alguma condição razoável de saúde; por isso, é preciso considerar a saúde como a busca de um “tesouro” que satisfaça nossas necessidades física, emocional e mental.

Devemos entender que nossa força vital vem do Poder Interior, do Ego (diagrama I). Se alguma coisa negativa interferir no fluxo dessa vida através da personalidade (que age sobre o corpo vital e se manifesta no corpo físico como enfermidade) poderá afetar a saúde. Essa ingerência pode derruir o acesso (através da mente) ao inconsciente coletivo, devido à perda do juízo da realidade: quando a pessoa não consegue distinguir a realidade interna, da realidade externa.

É possível aprisionar o Ego por trás de alguma penumbra no formato de pensamentos censuráveis, pelo constante uso do sincretismo e sofisma, para que o fluxo construtivo da energia psíquica seja decididamente reduzido, ao criar pensamentos destrutivos como medo, raiva, sensualidade, ideação suicida etc.

Se permitirmos acreditar que o “Mal” tenha algum poder sobre nós e se acreditarmos que somos limitados na vida profissional e pessoal, todas essas coisas tendem obscurecer o acesso do Ego na mente (diagrama I). Ao libertar a personalidade autônoma, ela pode assumir o controle da vida da pessoa e abrir as portas da mente para diferentes entidades diabólicas.

Processo de Reintegração da Consciência Quântica – parte 2
Os Exercícios Científicos de Retrospecção e Concentração

É recomendado que o leitor retivesse em sua mente (pelo menos o básico) do apresentado nos capítulos VI e VII, para poder aproveitar todos os benefícios dos exercícios científicos de Retrospecção e Concentração.

Ao longo dos séculos, desde a década de 1921, diante da quantidade de pessoas que praticam o treinamento vespertino, o exercício científico de Retrospecção, se mostrou ser mais eficiente do que qualquer outro método, para que o processo psíquico-quântico da individuação seja utilizado como terapia nos consultórios clínicos. Seu efeito é tão abrangente que permite que se aprenda, aqui e agora, não apenas as lições desta vida, mas lições normalmente reservadas para vidas futuras (diagrama II).

Outro fator que também se destaca é que pessoas de meia-idade (dos 30 aos 45 anos de idade) têm maior probabilidade de se adaptar e desenvolver com sucesso suas habilidades internas, ao realizar os exercícios científicos de Retrospecção e Concentração. É recomendado ao Psicólogo e ao autodidata, antes de iniciar esta prática, ler a carta que C. G. Jung enviou para o doutor J. Allen Gilbert, JUNG (2018, pp.26-27) em “Cartas de C. G. Jung – 1946-1955”.

A importância do exercício científico de Retrospecção é quântica, pois se desdobra muito além das atuais terapias clínicas. Em primeiro lugar, realiza-se o trabalho de restauração da harmonia conscientemente e em menor tempo do que o corpo de desejo possa fazer durante o processo quântico do sono, deixando maior tempo da noite disponível para outros serviços ou pesquisa nos planos internos, mesmo inconscientemente.

Os efeitos do exercício científico de Retrospecção, na natureza da psique, podem ser observados através do comportamento do paciente, quando executado diariamente, pois não se trata de milagre ou epifania, é apenas um modo e meio de utilizar a lei da física clássica, nos processos psíquicos inconscientes. Ou utilizar a lei da física quântica, nos processos psíquico-quânticos inconscientes com grandes probabilidades de torná-los conscientes, bem como de acessar, conscientemente, o Inconsciente Coletivo.

Pela lei da física clássica: dois objetos não podem ocupar o mesmo lugar ou espaço ao mesmo tempo. Por analogia, cada pensamento pode ser substituído por outro pensamento e “ocupar” aquele determinado espaço na natureza da psique, pois, aquele espaço é alterado de forma gradativa nos processos inconscientes pelo seu estado vibracional. Podemos dizer que essas alterações são lentas na natureza da psique do paciente, de forma aritmética.

Pela lei da física quântica: dois objetos podem ocupar o mesmo lugar ou espaço ao mesmo tempo, porque esses objetos têm o seu estado e frequência de vibração alterada e se comportam diferentes uns dos outros, em diferentes espaços-tempos na natureza da psique (diagramas I e II).

Por analogia, cada pensamento pode ser substituído por outro pensamento e “ocupar” diferentes espaços pelo tempo vibracional na natureza da psique, pois, o estado e a frequência de vibração de cada pensamento são alterados pela sua quantização quanto se executa, diariamente, o exercício científico de Retrospecção. Nesses processos psíquico-quânticos, podemos dizer que as alterações na consciência do paciente são dinâmicas, pois, pelo fenômeno de sincronicidade atuam de forma geométrica nas diferentes camadas da natureza da psique.

Por outro lado, vive-se o processo quântico purgatório e os benefícios do Primeiro Céu todas as noites, pois, está construindo o Corpo-Alma no sistema Ego, ao assimilar diariamente as experiências vividas nas últimas vinte e quatro horas, i.e., com base no Compromisso assumido.

Qualquer pessoa pode utilizar desta técnica, HEINDEL (2012, pp.173-191) em “The Rosicrucian Christianity Lectures”, pois, de forma gradual, de acordo esforços pessoais o paciente/autodidata começa a elucidar seus complexos; é quando diminui o tempo ou fica lícito para escapar do processo psíquico-quântico purgatório após passar pelo processo psíquico-quântico post mortem, pois também economiza tempo no Primeiro Céu (diagrama I).

O tempo no processo psíquico-quântico purgatório, aproximadamente, é de um terço da vida vivida no Mundo Físico, p.ex., se a pessoa viveu até aos 70 anos de idade, por padrão, passará 24 anos nesse processo quântico, conforme analisado por DA CRUZ (2019) em “C. G. Jung e os Condensados Bose-Einstein: Neuropsicologia Quântica - Capítulo III - Interferências no Processo Neuropsicológico Quântico”.

Pelos relatos de JUNG (2015) em “O Livro Vermelho – Liber Novus”, tudo indica que ele estava praticando esses exercícios científicos, tendo em vista o seu afastamento por mais de dez anos do público em geral.

Por último, mas não menos importante, ao extrair dia após dia a quintessência das experiências de vida, que faz parte do crescimento anímico, essa quintessência é amalgamada na consciência do sistema Ego.

De acordo a psicologia analítica, JUNG (1985), quanto ao inconsciente pessoal e aos conteúdos psíquicos, da relação da consciência, inconsciente e individualização, quando se busca entendimento através da filosofia analítica e na fenomenologia do espírito, a Alma não é imortal, ela é a quintessência das experiências diárias dos seres humanos, sendo:
1. Do corpo denso extrai-se a Alma Consciente. Essa quintessência são as experiências particulares das vidas da pessoa; quando extraída e amalgamada como Alma Consciente do Espírito Divino.
2. Do corpo vital extrai-se a Alma Intelectual. Essa quintessência são as experiências particulares das vidas da pessoa; quando extraída e amalgamada como Alma Intelectual do Espírito de Vida.
3. Do corpo de desejos extrai-se a Alma Emocional. Essa quintessência são as experiências particulares das vidas da pessoa; quando extraída e amalgamada como Alma Emocional do Espírito Humano.

As experiências da personalidade são extraídas e utilizadas pelo Ego (diagramas I e II) para elevar sua consciência dentro dum processo psíquico-quântico pelo “Eixo Ego-Selbst”, legitimando o texto bíblico em Gênesis 1:26-27, após incontáveis processos psíquico-quânticos de renascimentos, post mortem e purgatório. Somente após efetivar esse processo psíquico-quântico a Alma se torna imortal, para ser utilizada como veículo de consciência nos planos internos.

Por isso precisamos renascer de tempos em tempos para adquirir experiências, em diferentes espaços-tempos (diagrama I). Pela fiel prática destes exercícios científicos, as ocorrências indesejáveis no cotidiano, gradualmente, são expurgadas do átomo-semente. Com o tempo as iniquidades das vidas passadas também são apagadas. Pelas influências dos Signos do Zodíaco, em determinadas fases da Lua, a quintessência de cada corpo é amalgamada no sistema Ego, conforme indicado acima.

Pela persistência, persistência e sempre persistência e pela fiel execução destes exercícios científicos, a aura do paciente começa a brilhar como ouro alquímico, HEINDEL (2011, pp.67-80) em “Freemasonry and Catholicism - The Philosopher’s Stone”, pois, com o devido tempo formará sua Pedra Filosofal pelo opus alquímico: o Corpo-Alma. Neste estágio a pessoa atrairá a atenção de algum Auxiliar Invisível que o ajudará, conscientemente, em processos mais elevados nos planos internos, além das experiências relatadas por JUNG (2015) em “O Livro Vermelho – Liber Novus”.

A vida é um sistema bidirecional, baseado no razoável princípio de dar e receber, conhecido como Lei de Compensação. É como uma via de mão dupla onde aplicamos autocontrole, autodisciplina, respeito às regras, respeito aos outros e seu espaço, para evitar acidentes ou conflitos no inconsciente pessoal pela manifestação da persona, da sombra. Isso mantém todos em um fluxo pacífico e harmonioso, apoiando os outros e honrando a ideia de que quando se recebe, também deve contribuir.

Por exemplo, entre as duas camadas na natureza da psique (inconsciente pessoal e inconsciente coletivo), quando a hereditariedade divina é honrada e respeitada, cessam os conflitos e complexos pessoais:
“O inconsciente coletivo é uma parte da psique que pode distinguir-se de um inconsciente pessoal pelo fato de que não deve sua existência à experiência pessoal, não sendo, portanto, uma aquisição pessoal. Enquanto o inconsciente pessoal é constituído essencialmente de conteúdos que já foram conscientes e, no entanto desapareceram da consciência por terem sido esquecidos ou reprimidos, os conteúdos do inconsciente coletivo nunca estiveram na consciência e, portanto não foram adquiridos individualmente, mas devem sua existência apenas à hereditariedade. Enquanto o inconsciente pessoal consiste em sua maior parte de complexos, o conteúdo do inconsciente coletivo é constituído essencialmente de arquétipos”, JUNG (2012, pp.51-62) em “Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo”.