MENU
Publicidade
Psicologia da Depressão e da Tristeza

Psicologia da Depressão e da Tristeza

Texto extraído do Ensaio de Psicologia
Neuropsicologia Quântica : C. G. Jung e os Condensados Bose-Einstein
autor: Adão José Gonçalves da Cruz
 
Diferença entre Tristeza e Depressão: 
A primeira coisa é distinguir o que vem a ser depressão e o que vem a ser tristeza. Infelizmente, por séries de razões, muitas pessoas confundem tristeza com depressão.

Tristeza: é um sentimento normal, faz parte da vida humana. Nós temos que ter tristeza, porque é um mecanismo de alerta que sinaliza que alguma coisa aconteceu, ou está acontecendo em nossa vida. Em algum momento da nossa vida nós teremos tristeza, p.ex., perda de familiares, perda financeira, perda de emprego e em situações difíceis surge o sentimento de tristeza. Isso não é patológico!

Se não sentirmos tristeza, alguma coisa está errada! Por exemplo, se alguma pessoa perde o pai e ou a mãe e não sente nada, alguma coisa está acontecendo de errado. Alguma coisa de errado se desenvolve na vida psíquica dessa pessoa, porque o sentimento de tristeza faz parte da vida.

Agora, por várias razões, principalmente por pressão econômica e financeira de grandes indústrias farmacêuticas, alguns profissionais da área estão tentando transformar a tristeza em uma entidade clínica, conhecida como depressão. Às vezes, evidentemente, pode ser depressão verdadeira; todavia, o bom médico, o bom psiquiatra e o bom psicólogo devem saber distinguir entre tristeza e depressão, exatamente, para ajudar o paciente.

Se for o sentimento tristeza, às vezes, a própria pessoa tem condições de resolver. Quando não, deve procurar ajuda profissional, psicológica. Se for diagnosticado depressão; a entidade clínica chamada depressão, realmente, a pessoa ou seus familiares têm que procurar ajuda técnica, psiquiátrica. Três são os sintomas fundamentais para identificar essa tristeza profunda, chamada de depressão.

Depressão: é tristeza profunda e patológica. Muitas vezes a depressão não tem causa visível, aparente, ou seja, causa que possa ser facilmente detectada, identificada. Pode ser causa ou causas muito antigas e que não estão presentes naquele momento da vida; todavia, existem técnicas para chegar a um bom diagnóstico, porque às vezes um pequeno “gatilho” desencadeia essa tristeza profunda, então se pode identificar a causa, ou causas, pelos sintomas:

Depressão - sintoma 1: quando a tristeza é muito profunda e clinicamente é interessante, porque essa tristeza profunda é corporificada. Na depressão, o corpo da pessoa fica triste; na tristeza normal o corpo não fica triste, é apenas o sentimento que se manifesta. Na tristeza patológica, na depressão, o corpo fica triste, a postura fica abatida, a fisionomia simula distância, todo o conjunto corporal da pessoa expressa agonia. O corpo parece que incorpora o chumbo e sua cor, pois, o corpo fica muito pesado e a maneira de andar é se arrastando e se mexe pouco. Essa é a verdadeira tristeza profunda, chamada depressão. A palavra pesadume ajuda a compreender melhor esse significado.

Depressão - sintoma 2: é a abolição de movimentos. A pessoa tende a ficar parada, não quer se mexer; qualquer coisa, qualquer movimento é como se fosse um esforço imenso, pesado. Então ela prefere ficar deitada ou sentada. Muitas vezes recorre para ingerir, em excesso, alimentos gordurosos e com muitos açúcares, objetivando compensar ou mascarar essa tristeza profunda; abandona até a higiene corporal; abandona os trabalhos (corporativo e doméstico), o dever que ela tem que fazer para suster sua vida financeira, porque mexer e usar o corpo torna-se muito difícil para ela; quando nessa condição patológica, a pessoa tem essas tendências.

Depressão - sintoma 3: pensamentos negativos afetam o pensar da pessoa. O pensar começa a ficar vazio, desaparecem as ideias e a pessoa nessa condição alega que não consegue pensar, pois, diz que não tem nada para ser pensado; por que não tem nada, nenhuma ideia. O pensamento que vem, parece difícil de ser expresso e esse pensamento sai exprimido; muitas vezes são pensamentos simbólicos e desconexos, porque que a pessoa não quer conversar. Foge de qualquer tipo de assunto para evitar e ou encerrar conversas.

Nessa situação é muito comum às pessoas em querer animá-la, dizer: “Olha você está vida! Viva a vida! As flores estão lindas e coloridas! Os pássaros estão cantando!” Isso às vezes irrita a pessoa, porque ela sabe que os pássaros cantam; ela sabe que as flores são coloridas. Ela sabe que está viva. Todavia, ela tem apenas o interesse de repulsão, porque ela não quer saber dessas coisas.

Na opinião de muitos psiquiatras é que o sentimento de tristeza, na tristeza comum, a pessoa precisa ser orientada, mas não deve ser medicada. Todavia, na tristeza profunda, na depressão, a pessoa precisa receber auxílio especializado e precisa ser medicada para sair dessa condição clínica, patológica.